Fotografia

história da fotografia pode ser contada a partir das experiências executadas por químicos e alquimistas desde a mais remota antiguidade. Por volta de 350 a.C., aproximadamente na época em que viveu Aristóteles na Grécia Antiga, já se conhecia o fenômeno da produção de imagens pela passagem da luz através de um pequeno orifício.

O físico e matemático Alhazen em torno do século X, descreveu um método de observação dos eclipses solares através da utilização de uma câmara escura. A câmara escura na época, consistia de um quarto com um pequeno orifício aberto para o exterior.

Os irmãos franceses Jean Niceforo e Claude Niepce são os primeiros a relacionar a imagem realizada com luz e uma câmera escura. Mas eles não foram os únicos investigadores desta atividade, em que pese que foram os únicos a chegar ao fim de esta prática.

O Instituto Semente do Esporte está capacitando um grupo selecionado de jovens para atuar na área de captação de imagens dos eventos e ações realizadas pelo Semente de modo a registrar para a sua história - em fotografia, os nossos momentos.

Voltar ao topo